Leonardo Dias

O objetivo deste espaço é implementar a discussão acerca das atualidades de nosso país. Política, Economia e Futebol (Esporte Clube Bahia) serão os temas mais abordados. Por mais que possa não parecer, esses assuntos estão extremamante integrados. Confira! (05/09/2005)

O PPS e o PDDU* (23/11/2007)

O PPS não é contra o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – PDDU, por oportunismo. A decisão de votar contra o PDDU foi fruto de uma deliberação da executiva do partido. Para o PPS, o PDDU é um excelente instrumento de políticas públicas que permite planejar projetos municipais que organizam e desenvolvem o espaço urbano. O "problema" é que no PDDU existem ações que influenciam direta e indiretamente inúmeras questões na sociedade soteropolitana e baiana, como a infra-estrutura urbana, transporte e serviços públicos.

O Plano Diretor deve proporcionar que a evolução da cidade e das atividades econômicas urbanas ocorram sem violência ao meio ambiente. São questões que merecem um aprofundamento no debate, antes de serem aprovadas, sob pena de que prejuízos irreparáveis no futuro sejam verificados. Neste sentido, o PPS não é contra o PDDU. O PPS é contra a maneira como ele está sendo proposto.

O PPS, através do nosso representante no poder legislativo, o vereador Virgilio Pacheco, acredita na necessidade de adiar a votação do projeto que propõe mudanças importantes e permanentes na cidade. Entendemos que da maneira como está sendo proposto, o Projeto privilegia os interesses do capital financeiro, ao promover a especulação imobiliária, especialmente na região da orla, onde seria admitida a construção de grandes edifícios, a chamada verticalização, sem a contra partida necessária. Além disso, dá pouco enfoque a questões como transporte e acessibilidade.


Leonardo Dias – Membro da Executiva Estadual do PPS-Bahia